Sound Branding
Categorias:
Há um tempo, o Marcelo Henrique, RTVC aqui da Lápis, iniciou por email uma discussão bem bacana sobre sound branding – o processo de desenvolvimento de sons que se tornam parte integrante da identidade de uma marca. A discussão rendeu. Todo mundo trocando idéia sobre o conceito, pensando em como isso pode ajudar na consolidação das marcas dos nossos clientes e mandando referências clássicas: o plim-plim da Globo, o Nokia Tunes e o caso da Intel. Hoje, lembrei desta discussão porque vi na rua o maior case de sound branding da história de Belo Horizonte. Olha ele aí:
Fala se não é?
E sabe porque a música acaba se tornando uma ferramenta de comunicação tão importante? O Julian Treasure (músico, atualmente presidente da Sound Agency e autor do livro Sound Business) explica porque nesta palestra que ele deu no TED.
Achei bem legal a palestra!
Parabéns pelo Post. Muito boa a informação.
Me lembrou Rio de Janeiro com o AAAAAAbacaxi !
Tbm gostei da dica do Pedro, vou até gravar um som lá perto de casa e enviar para o Site.
Lá no Sto Antônio tem um padeiro que passa com sua bicicleta vendendo pães e com uma buzina de mão chamando os clientes. Bem interior.
Linda a lembrança do “amoooooooolador”!
Bacana.
Tem esse projeto aqui que é um pouco sobre isso.
A ideia é fazer um mapeamento colaborativo dos diversos sons da cidade (paisagens sonoras)
http://www.somambiente.org/
Tem sons bem característicos da cidade.
Ótimo post!