home

Diário de Bordo

Lápis Raro
Lápis Raro
Ver todas

Remix, Internet e Thom Yorke

Categorias:

Compartilhe:

A Banda inglesa Radiohead tem fãs do rock alternativo, rock experimental e até da música eletrônica no mundo inteiro. Em 2011, Thom Yorke, vocalista da banda, tem também a chance de agradar (pelo menos divertir) admiradores do carnaval, do sertanejo e até do pagode sem nunca ter tocado músicas do estilo.

Explicando: o clipe de Lotus Flower, primeiro jingle do novo CD, traz o vocalista dançando a própria música durante os mais de cinco minutos da faixa. Alguns internautas acharam que a dança encaixava bem com outros estilos musicais e o resultado, como esperado, foi um festival de paródias. Assim, você pode conferir o Sr. Yorke dançando Lua Vai (do Katinguelê), quebrando tudo ao som de Sou Foda (dos Avassaladores) ou pagando de Jacaré do É o Tchan.

A banda, que liberou seu penúltimo álbum (In Rainbows – 2007) para quem quisesse baixar, pelo preço que quisesse pagar, tem intimidade com a web. Tanto que também liberou para download seu último álbum (The King is Limbs – 2011). O poder da rede se voltou contra eles?

O certo é que este poder, que está nas mãos de quem segura um mouse e tem uma conexão, facilita a produção de conteúdo. Todos baixam, cortam, dublam, legendam e remixam. E a Remixagem, para alguns, é parte importante da criação, como Kirby Ferguson defende em seu vídeo Everything is a Remix (parte 1 e parte 2). No âmbito da produção amadora, diferente da profissional, vale quase tudo e todo mundo é um artista em potencial.

Este debate rende, principalmente no meio publicitário, e vale a pena refletir sobre a questão. Outra coisa que vale a pena: Thom Yorke encarnando a Globeleza.

Comente aqui

» Comentar

Comentários:
0

R. Antônio de Albuquerque, 156 — 12º andar — Funcionários
Belo Horizonte MG — Brasil — CEP: 30112-010
Fone: +55 31 3211-5100 — Fax: +55 31 3211-5172
e-mail: contato@lapisraro.com.br