home

Diário de Bordo

Lápis Raro
Lápis Raro
Ver todas

Preparem as torcidas.

Categorias:

Compartilhe:

galera

Um dos projetos mais legais que aconteceram na web no ano passado foi a primeira edição da Copa de Literatura Brasileira, uma idéia importada pelo Lucas Murtinho a partir do Tournament of Books criado pela revista online The Morning News.

A proposta é tão simples quanto genial: um prêmio literário realizado com a mesma estrutura de uma Copa do Mundo. 16 livros, escolhidos entre os lançamentos do ano anterior, são avaliados por jurados (convidados entre blogueiros do assunto, críticos literários, jornalistas e escritores), em uma espécie de “partida” entre duas obras: uma é eliminada e a outra avança para a próxima fase. A cada jogo, um dos jurados tem que fazer uma resenha dos dois competidores em campo, até dar o apito final. (O divertido é que, assim como em qualquer Copa, volta e meia dá vontade de levantar da cadeira pra xingar a mãe do juiz.)

Na edição do ano passado, o grande vencedor foi Música Perdida, de Luiz Antônio de Assis Brasil. A minha torcida era pelo impressionante Um Defeito de Cor, da minha amiga Ana Maria Gonçalves, que ficou em honroso segundo lugar.

A boa notícia é que acabou de sair a tabela dos jogos de 2008, e desta vez a Copa tem duas novidades: os livros foram escolhidos com a ajuda do voto dos internautas e, antes da final, haverá uma repescagem para os favoritos da torcida. Dos concorrentes deste ano, eu só li (por enquanto) o da Cecília Gianetti, mas já vi que um dos meus autores favoritos também está na disputa. (Só que eu aposto mesmo é no favoritismo do Cristóvão Tezza.)

Então, boa leitura a todos, e a gente se vê no meio da geral.

Comente aqui

» Comentar

Comentários:
8

R. Antônio de Albuquerque, 156 — 12º andar — Funcionários
Belo Horizonte MG — Brasil — CEP: 30112-010
Fone: +55 31 3211-5100 — Fax: +55 31 3211-5172
e-mail: contato@lapisraro.com.br