Preparem as torcidas.
Categorias:
Um dos projetos mais legais que aconteceram na web no ano passado foi a primeira edição da Copa de Literatura Brasileira, uma idéia importada pelo Lucas Murtinho a partir do Tournament of Books criado pela revista online The Morning News.
A proposta é tão simples quanto genial: um prêmio literário realizado com a mesma estrutura de uma Copa do Mundo. 16 livros, escolhidos entre os lançamentos do ano anterior, são avaliados por jurados (convidados entre blogueiros do assunto, críticos literários, jornalistas e escritores), em uma espécie de “partida” entre duas obras: uma é eliminada e a outra avança para a próxima fase. A cada jogo, um dos jurados tem que fazer uma resenha dos dois competidores em campo, até dar o apito final. (O divertido é que, assim como em qualquer Copa, volta e meia dá vontade de levantar da cadeira pra xingar a mãe do juiz.)
Na edição do ano passado, o grande vencedor foi Música Perdida, de Luiz Antônio de Assis Brasil. A minha torcida era pelo impressionante Um Defeito de Cor, da minha amiga Ana Maria Gonçalves, que ficou em honroso segundo lugar.
A boa notícia é que acabou de sair a tabela dos jogos de 2008, e desta vez a Copa tem duas novidades: os livros foram escolhidos com a ajuda do voto dos internautas e, antes da final, haverá uma repescagem para os favoritos da torcida. Dos concorrentes deste ano, eu só li (por enquanto) o da Cecília Gianetti, mas já vi que um dos meus autores favoritos também está na disputa. (Só que eu aposto mesmo é no favoritismo do Cristóvão Tezza.)
Então, boa leitura a todos, e a gente se vê no meio da geral.
[…] Vocês se lembram que em março eu divulguei aqui o lançamento da segunda edição da Copa Brasileira de Literatura? […]
rebecca, como foi a defesa, tudo bem/
abraço,
clara lopez
Queridos,
Vim aqui só pra convidá-los pra comemoração da minha defesa de tese, que será amanhã.
Quem puder ir à defesa, será a partir de duas horas, na faculdade de letras – ufmg, sala 2010.
Quem quiser ir só à comemoração, será na Speciali (Espírito Santo), a partir de 7:30, 8 hs.
Espero vcs lá.
A Copa é realmente um momento ótimo da literatura brasileira atual, e os autores devem achar muito bom tb tantos leitores às voltas com seus livros.
Rebecca, eu já tenho o meu livro preferido, mesmo não tendo lido todos os outros, acho que não dá para o Tezza não levar essa Copa.
um abraço,
clara lopez
Quem topa ir lendo e debatendo antes dos “jogos”, pros bolões ficarem mais divertidos?
Ju, é legal demais. Dá um certo desespero, uma vontade de ler tudo. Estou amando demais tantos alimentos para a alma.
Sabia que você ia gostar, Rebecca! Pensei em você enquanto postava.
Arrasou!