O Weezer e a receita do sucesso
Categorias:
A importância da Internet para o sucesso de uma banda ou álbum é lugar comum há muito tempo. Estão aí Arctic Monkeys, Radiohead e muitos outros que não me deixam mentir.
A banda já meio batida Weezer sabia bem disso e precisava bolar algo para o seu novo álbum (“The Red Album”). Mas o que fazer para colocar a banda em destaque em meio a tantos concorrentes na rede?
O Weezer fez um clipe e postou no youtube.
Mas, claro, não é um vídeo qualquer. Para o seu single “Pork and Beans”, a banda uniu várias das maiores estrelas da curta história do Youtube. Astros de vídeos como “Chocolate Rain”, “Leave Britney Alone”, “Mentos + Pepsi” e muitos outros. Estão todos lá, ao lado do Weezer em “Pork and Beans”. Veja você mesmo:
A estratégia é excelente. O que poderia ser melhor para fazer sucesso no Youtube do que juntar as maiores estrelas do site em um só vídeo?
Mas será que a estratégia deu certo? Vamos aos números.
O vídeo foi postado no último dia 23. Até a manhã de hoje, 27, ele havia sido assistido mais de 3 milhões de vezes e comentado 19.398 vezes.
Não é suficiente? Abaixo um gráfico demonstrando a quantidade de vezes que a palavra “Weezer” apareceu em posts de blogs pelo mundo nos últimos tempos:
E a quantidade de vezes que a palavra “Weezer” foi buscada no Google nos últimos 30 dias:
Para não passar em branco, a música “Pork and Beans” é mais um hino NERD típico do Weezer. Eu gostei.
E, por último, vale registrar que a idéia do clipe em sí não é 100% original. O clipe Sound of Your Voice, da banda Barenaked Ladies foi estrelado também por personalidades do Youtube. Algumas delas até se repetiram no clipe do Weezer. Originalidade a parte, “Porks and Beans” é mais legal e melhor executado do que “Sounds of Your Voice”. O que talvez ajude a explicar o porque da repercussão muito maior.
de ouvido, de ouvido!!!
Juninho, não tô crendo: cê tirou a letra?!!!!
Vai ser fã assim….
Valeu Michel!!!
O Maicow Nite é o meu artista número 2 atualmente enquanto o tal de Weezer nem entra na minha lista.
Orubitu diru
Dirubey!
Arlow me djon dji
Meron me candjey
Amigow tsen
Tidow Tubridow
Maicow Nite
Ow Naiiii
Ow Guê-ê-ê
Em homenagem a Antônio Junior, direto de Palmeirópolis para todo o Brasil: Maicon Nite.
Ju Sampaio: Faltou “Fala Sônia” e “Jeremias”, clássicos.
tô falando!
muito fino mesmo.
gráficos lindos, não?
A música é boa, a banda é muito boa e o clipe ficou excelente!
Se tem uma banda no universo que tem tudo a ver com a molecada da Internet, é essa. Falo isso pelo meu próprio irmão, que passaria batido confundido pelo vocalista do Weezer com seu óculos e seus mangás debaixo do braço.
Acertaram em cheio o público-alvo: Os fãs da banda e os fãs dos vídeoszinhos do Youtube. Os milhões de pessoas a mais que vieram, chegaram na rede da viralização.
Muito bom o post!
Boa essa lembrança, Michel!
Ó, e voltando ao post, vejam só como a estratégia tá funcionando!
– Estas mais de mesa ! Vem comigo Pederneiras.
Ótimo post Rafael !
gente nova postando, iei!
Eu achei genial a idéia, daquelas que a gente pensa: putz, como eu não fiz isso antes?! (Bom, tá certo que ninguém nunca me pediu um roteiro de clip, mas… )
Se rolasse uma versão nacional, quais os grandes hits do YouTube Brazuca que mereceriam uma paródia, heim? Vamos fazer uma lista?
Minhas sugestões:
– cacete de agulha
– as árveres somos nozes
– aquele carinha do “this is the rhythm of the night” (a.k.a. a nova obsessão do Juninho)
Quem mais?
Intertextualidades audiovisuais. Qual o nome que se dá pra isso? Inter-vídeo? hehe
Bom clipe, gostei bastante. Criativo e muito bem feito.
Já a música ser considerada um “hino nerd”, não sei não…Acho que pra “hino nerd” seria melhor uma que unisse músicas de propagandas de chips a de refrigerantes! hehe Brincadeirinha!
Até que enfim, uma postagem do Sr Rafael Damasceno! Há de se falar mais de web, heim?!