home

Diário de Bordo

Lápis Raro
Lápis Raro
Ver todas

Lixo em Cena

Categorias:

Compartilhe:

Em uma novela das oito que se encerrou recentemente, Francisco Cuoco interpretou um milionário poderoso, seguro e bem sucedido que era dono de uma empresa de reciclagem de lixo. Possivelmente, outras novelas já abordaram o tema, mas a existência de um empresário da reciclagem sinaliza alguma mudança, ou a tentativa dela, na mentalidade das pessoas. De fato, o lixo não pode continuar a ser visto como conseqüência inevitável de nossas atividades que, uma vez enterrada, incinerada ou enviada para o espaço, deixa de ser um problema.

Não foi por acaso que a diretora da novela convidou o artista plástico Vik Muniz a criar a instalação filmada na abertura da novela, que utilizou 4,5 toneladas de material reciclável para ilustrar um casal se beijando. Vik, que é um artista de grande prestígio, desenvolveu um projeto entre 2007 e 2009, no Aterro Sanitário de Gramacho, onde contou com a participação de catadores de lixo para produzir instalações como a da abertura, inspiradas em grandes obras de arte. O projeto, que também tinha função social e arrecadou fundos para a cooperativa dos catadores, foi filmado e virou documentário.

Lixo extraordinário”, dirigido por Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, caiu nas graças da crítica e já ganhou mais de 20 prêmios de cinema. Nenhuma premiação, no entanto, equivaleria ao Oscar 2011 na categoria de documentários, que o filme tem chance de ganhar em fevereiro. As obras desenvolvidas por Vik Muniz e seu documentário, mas principalmente, as conquistas que eles renderam para a cooperativa de Gramacho nos lembram que devemos ter responsabilidade ao lidar com o lixo. Nos lembram também que, assim como na ficção, esta responsabilidade pode gerar bons frutos.

Marat Sebastiao, obra de Vik Muniz (Foto: Camila Girardelli)

Comente aqui

» Comentar

Comentários:
1

R. Antônio de Albuquerque, 156 — 12º andar — Funcionários
Belo Horizonte MG — Brasil — CEP: 30112-010
Fone: +55 31 3211-5100 — Fax: +55 31 3211-5172
e-mail: contato@lapisraro.com.br