Labirinto da Felicidade
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O que faz você sorrir? Foi a partir dessa pergunta que nós convidamos quem passava pela Praça da Liberdade, entre os dias 24 e 28 de maio, a vivenciar diversas experiências no Labirinto da Felicidade: uma grande caixa azul, sem nenhuma marca, no meio do espaço.
A instalação faz parte das ações de comemoração dos 70 anos do banco Mercantil do Brasil e foi dividida em vários ambientes internos. Cada um deles buscava proporcionar aos visitantes percepções sensoriais e sentimentos de satisfação diferentes: da risada de um bebê à sensação de estar voando ou comemorando o gol. No final da visita, o público descobria quem era o mentor da ação e que era daquela maneira que os clientes do Mercantil do Brasil se sentem todos os dias, fortalecendo o resultado da pesquisa que apontou que 9 em cada 10 clientes do banco estão satisfeitos com o atendimento que recebem.
“Citando Aristóteles: ‘nada está na mente que não tenha estado antes nos sentidos’. Nós queríamos que as pessoas experimentassem sensações positivas, de satisfação, para que pudessem assimilar a importância do investimento que o Mercantil do Brasil faz na qualidade de seu atendimento”, explicou Carla Madeira, Diretora de Criação e Planejamento da Lápis Raro.
Os espaços
Foram criados quatro ambientes que envolviam os visitantes no Labirinto da Felicidade. A Sala do Bebê era perfumada, exibia um vídeo de um neném brincando e sons de gargalhadas eram estimulados com a pisada dos visitantes. A Praia Deserta, com cadeiras e cheiro de praia sobre um piso plotado com areia, luz e temperatura simulando o sol, trilha sonora havaiana, ventos de ar fresco lembrando a brisa do mar e imagens do pôr do sol no oceano. O Quarto do Balanço possuía piso de grama sintética e um balanço, no qual o visitante se assentava e tinha a sensação de estar voando ao observar imagens de céu, florestas, montanhas e mar projetadas em um videowall. Por fim, o Bola na Rede, que simulava um campo de futebol a partir de um piso interativo onde os visitantes podiam competir entre si ao som de comemoração de torcidas.
A ação foi realizada durante cinco dias em horários variados e recebeu mais de 4 mil visitantes. Todo o percurso dos visitantes foi filmado e resultou em um videocase.
Ficha técnica
Direção de Criação: Carla Madeira e Cristina Cortez
Direção de Atendimento: Simone Moreira
Gerente de Atendimento: Renata Pereira
Atendimento: Tâmara Alves
Gerente de Planejamento: Pedro Sampaio
Planejamento: Gabriela Mayrink e Isadora Moema
Estratégia da intervenção interativa: Carla Madeira, Juliana Duarte, Pedro Sampaio, Gabriela Mayrink, Isadora Moema, Juliana Sampaio, Luiza Sá, Tâmara Alves e Vitor Quinet
Produção da intervenção interativa: Do Brasil Eventos
Produção Eletrônica: Suzana Latini e Viviane Cunha
Gerente de Produção Gráfica: Poliana Alves
Produtora de Vídeo: Apiário
Gerência de Operações: Fernanda Carneiro e Vanessa Rocha
Aprovação cliente: Conceição Pinto