home

Diário de Bordo

Lápis Raro
Lápis Raro
Ver todas

R.A.K.s

Categorias:

Compartilhe:

Mais do que nunca as pessoas têm valorizado empresas com visão “humanizada” do mundo que as cerca (e sustenta). Assim, práticas transparentes e honestas, propagadas por consumidores com a ajuda da internet, se tornam poderosos ecos constituintes da reputação de uma corporação.

Se uma empresa, ao se relacionar com um público, tem postura inflexível, distante e egoísta, teremos uma repercussão negativa. Naturalmente que, com comportamento compreensivo e generoso, também teremos repercussão, só que positiva. E foi com esse raciocínio que os Random Acts of Kindness (tradução literal: Ações Aleatórias de Gentileza) se tornaram nova tendência nas práticas corporativas.

Os R.A.K.s (Random Acts of Kindness) constituem iniciativas onde as empresas utilizam seus produtos, serviços ou recursos para surpreender um determinado público, ou uma parcela dele, sem pedir nada em troca (nem mesmo retweets). O trendwatching.com, especializado em tendências de consumo, traz ótimos exemplos destas ações. Elas vão desde flores grátis para quem reclamou da vida no Twitter, até presentes de natal para passageiros que passaram a noite do dia 25 em um avião.

Este exemplo de iniciativa generosa é favorável para ambos os lados da relação entre empresa e indivíduo que, por alguns momentos, nem parece uma relação de negócios. Além disso, catástrofes aleatórias acontecem todo o tempo (Tsunamis, chuvas, acidentes) e nada mais justo que gentilezas espontâneas para amenizar a situação.

Comente aqui

» Comentar

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Comentários:
1

R. Antônio de Albuquerque, 156 — 12º andar — Funcionários
Belo Horizonte MG — Brasil — CEP: 30112-010
Fone: +55 31 3211-5100 — Fax: +55 31 3211-5172
e-mail: contato@lapisraro.com.br