A História do Chocolate Amarelo
Categorias:
Você consegue imaginar qual o sabor do amarelo? Essa foi a principal pegada da campanha das páginas amarelas na Nova Zelândia, a Yellowpages, que levou vários prêmios no Festival de Cannes 2010 (ouro na categoria Titanium/Integrated – Ouro na categoria Media – Bronze na categoria Cyber).
A ação, que foi desenvolvida pela Colenso BBDO e Aim Proximity, começou com um vídeo que convidava pessoas para se inscrever em um desafio misterioso e ambicioso.
O vencedor foi o surfista e ator de 29 anos, Josh Winger, que recebeu o seguinte desafio: realizar toda a logística de lançamento de uma barra de chocolate que tivesse o sabor da cor amarela, usando apenas empresas que estivessem listadas na YellowPages durante o processo.
O primeiro passo de Winger foi levantar através de cartões distribuídos em cafés, sorveterias e frutaria, o que melhor representaria o sabor do amarelo. Daí em diante houve uma série de ações para desenvolver e testar sabores, embalagens e por aí vai.
As pessoas podiam acompanhar o seu progresso através do yellowchocolate.co.nz, do facebook e twitter, onde eram possível também uma troca de experiências sobre negócios, sugestões de sabores e outros.
No final das contas, “The Yellow Chocolate bar” (a barra de chocolate amarelo) foi lançada em 8 de fevereiro de 2010, com uma campanha de filmes para TV, mídia exterior e publicidade no ponto de venda. Ele foi vendido com um pequeno cartão dentro da embalagem, que explicava a história daquele chocolate e o esforço que Winger teve usando as páginas amarelas.
O resultado foi que o chocolate esgotou em diversos lugares e foi considerada a venda de chocolates mais rápida da Nova Zelândia dos últimos 10 anos. Em alguns lugares na internet a barra chegou a custar $320,00. As pessoas pagaram $2,00 para levar para casa o que na verdade se tratava de uma ação de marketing direto.
A campanha teve 80.000 seguidores online, 16.000 fãs no Facebook, 800 seguidores no twitter e se tornou a campanha mais falada da Nova Zelânida com 61% de recall e 27% de pessoas falando sobre o chocolate amarelo nas conversas do dia-a-dia.
Além de provar que as Yellowpages pode te ajudar a resolver um desafio extraordinário, o uso online da lista cresceu 9%.
[…] This post was mentioned on Twitter by lapisraro, Foton Propaganda . Foton Propaganda said: RT @lapisraro: A História do Chocolate Amarelo no Blog da Lápis http://ow.ly/3cKO8 […]