Simuladão – o aplicativo social da PUC Minas
Na campanha de Vestibular para a PUC Minas, não poderia faltar uma estratégia direcionada às redes sociais. Seguindo este raciocínio, o Orkut ganhou atenção especial. Primeiro por que ele ainda é a rede social mais popular entre internautas brasileiros. Segundo porque já havia um tanto de manifestação positiva em relação à instituição. Ou seja, além da audiência indiscutível, a plataforma abrigava um público já simpático à universidade e, consequentemente, mais receptivos a qualquer ação da PUC neste ambiente virtual.
A grande questão foi pensar em como estar lá. Será que só um banner ia gerar resultado pra universidade? Será que só uma estratégia de seeding cobriria o potencial de comunicação desta rede? Como é que poderíamos mudar a lógica de tratar a PUC como um simples anunciante em redes sociais e passar a oferecer conteúdo relevante para o nosso público-alvo?
Foi aí que a Lápis Raro pensou numa iniciativa inédita no mercado de educação superior para a PUC e criou o Simuladão. Trata-se de um aplicativo social, que, além de testar os conhecimentos dos vestibulandos de um jeito diferente, estimula a interação entre os seus usuários que podem comparar notas, desafiar amigos, debater questões e tirar dúvidas. A instalação do aplicativo é super simples: basta informar escola, o curso para o qual irá prestar vestibular e o idioma que deseja fazer a prova. A partir daí, o estudante tem acesso a 40 questões, 5 de cada uma das matérias que fazem parte do processo seletivo. A cada semana, mais 40 perguntas são cadastradas, o que permite o treinamento contínuo destes estudantes. Com o aplicativo pronto, faltava disseminá-lo. Para isso, a Lápis apostou na divulgação pelos perfis da PUC no próprio Orkut e em outras redes sociais, além de banners em sites de referência. E olha só no que deu:
Há um mês no ar, a ação já contabilizou quase 1700 instalações e mais de 27000 perguntas respondidas. Além disso, vale a pena destacar o alto envolvimento dos usuários, que ficavam cerca de 13 minutos navegando no aplicativo e visitavam, em média, 15 páginas da ferramenta! De bandeja, o Simuladão ficava exposto no perfil dos usuários que o baixaram, dando ainda mais visibilidade pra ferramenta. Pra encerrar, ainda foi possível criar um mailing com informações super relevantes para a PUC Minas (com nome de vestibulandos, colégios onde estudam, curso que vão fazer…)
Para desenvolver este aplicativo, a Lápis Raro contou com a parceria da Dito. Olha só quem participou desta iniciativa:
Equipe Lápis Raro
Direção do projeto: Juliana Duarte
Atendimento interno: Andressa Abras.
Arquitetura da Informação: Thiago Machado.
Redação: Juliana Sampaio.
Webdesign: Mariano Santoro.
Equipe Dito
Direção de Criação: André Fonseca
Direção técnica: Bruno Andrade
Webdesign: Marcos Nogueira
Programação: Allan Santos, Pedro Pires e Jorge Moises
E você, vai fazer vestibular ou quer saber mais sobre o aplicativo? Vai lá e faz o seu!
First of all are there 2 catagories 1] BC and 2] OBC ?I am of the opioinn there are not many professional colleges before 1980’s. Means the number of seats available were very less compared to the period before 1980’s. Do we mean to say that all the seats were taken by Brahmins in that period?
Adorei a idéia versátil…