home

Diário de Bordo

Lápis Raro
Lápis Raro
Ver todas

A voz do povo…

Categorias:

Compartilhe:

Nossos familiares e amigos nos dizem, em conversas informais, que o varejo brasileiro tem crescido muito. O jornal da noite informa em rede nacional sobre o crescimento do consumo e dos empréstimos, ambos acelerados pelas classes C e D. Um colega de trabalho manda um link com o mais novo e inacreditável recorde de vendas de determinada rede de lojas de eletrodomésticos.

Embora este cenário positivo não seja um fenômeno 2010-2011, e sim uma escalada gradual que vem se consolidando, ele já é uma realidade. O povo tem razão.

O IBGE divide o varejo em 10 categorias de atividades e, segundo o instituto, 7 destas atividades apresentam taxas anuais positivas de volume de vendas desde 2004 até 2009. Segundo a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, o varejo brasileiro cresceu mais de 10% em 2010. Para os economistas da instituição 2011 também deve apresentar crescimento, embora este seja mais moderado.

Até aí, tudo nos conformes. Mas as conseqüências deste crescimento concretizado e a conversão do atual potencial em sucesso são questões que se mantém em debate. Foi pra isso que cerca de 1.200 brasileiros participaram da 100ª edição do congresso da National Retail Federation dos Estados Unidos. Lá, Marc Gobé, fundador da Emotional Branding e um dos maiores especialistas em marca do mundo, defendeu que o Brasil deveria criar seu próprio modelo de varejo, mais adequado ao contexto atual e futuro, ao invés de se apropriar do esgotado modelo americano.

Segundo Gobé, esta modernização passaria pela humanização das marcas, que deveriam tentar promover experiências e entreter mais do que persuadir. Para isso, a marca deverá proporcionar diálogo e conteúdo, encurtando a distância entre ela e o consumidor, típica do varejo.

Por fim, para entreter e dialogar, assim como o especialista recomenda, é preciso entender com quem estamos nos relacionando, pesquisar o público para articular esse conteúdo, ouvir o que este consumidor do varejo tem a dizer. E quem é este consumidor do varejo? Todos nós, o povo.

Mais uma vez o ditado se aplica.

Comente aqui

Deixe uma resposta para bridal party dresses cheap Cancelar resposta

Comentários:
1

R. Antônio de Albuquerque, 156 — 12º andar — Funcionários
Belo Horizonte MG — Brasil — CEP: 30112-010
Fone: +55 31 3211-5100 — Fax: +55 31 3211-5172
e-mail: contato@lapisraro.com.br