home

Diário de Bordo

Lápis Raro
Lápis Raro
Ver todas

A História do Chocolate Amarelo

Categorias:

Compartilhe:

Você consegue imaginar qual o sabor do amarelo? Essa foi a principal pegada da campanha das páginas amarelas na Nova Zelândia, a Yellowpages, que levou vários prêmios no Festival de Cannes 2010 (ouro na categoria Titanium/Integrated – Ouro na categoria Media – Bronze na categoria Cyber).

A ação, que foi desenvolvida pela Colenso BBDO e Aim Proximity, começou com um vídeo que convidava pessoas para se inscrever em um desafio misterioso e ambicioso.

O vencedor foi o surfista e ator de 29 anos, Josh Winger, que recebeu o seguinte desafio: realizar toda a logística de lançamento de uma barra de chocolate que tivesse o sabor da cor amarela, usando apenas empresas que estivessem listadas na YellowPages durante o processo.

O primeiro passo de Winger foi levantar através de cartões distribuídos em cafés, sorveterias e frutaria, o que melhor representaria o sabor do amarelo. Daí em diante houve uma série de ações para desenvolver e testar sabores, embalagens e por aí vai.

As pessoas podiam acompanhar o seu progresso através do yellowchocolate.co.nz, do facebook e twitter, onde eram possível também uma troca de experiências sobre negócios, sugestões de sabores e outros.

No final das contas, “The Yellow Chocolate bar” (a barra de chocolate amarelo) foi lançada em 8 de fevereiro de 2010, com uma campanha de filmes para TV, mídia exterior e publicidade no ponto de venda. Ele foi vendido com um pequeno cartão dentro da embalagem, que explicava a história daquele chocolate e o esforço que Winger teve usando as páginas amarelas.

O resultado foi que o chocolate esgotou em diversos lugares e foi considerada a venda de chocolates mais rápida da Nova Zelândia dos últimos 10 anos. Em alguns lugares na internet a barra chegou a custar $320,00. As pessoas pagaram $2,00 para levar para casa o que na verdade se tratava de uma ação de marketing direto.

A campanha teve 80.000 seguidores online, 16.000 fãs no Facebook, 800 seguidores no twitter e se tornou a campanha mais falada da Nova Zelânida com 61%  de recall e 27% de pessoas falando sobre o chocolate amarelo nas conversas do dia-a-dia.

Além de provar que as Yellowpages pode te ajudar a resolver um desafio extraordinário, o uso online da lista cresceu 9%.

Comente aqui

» Comentar

Comentários:
1

R. Antônio de Albuquerque, 156 — 12º andar — Funcionários
Belo Horizonte MG — Brasil — CEP: 30112-010
Fone: +55 31 3211-5100 — Fax: +55 31 3211-5172
e-mail: contato@lapisraro.com.br