O que blogamos

O Dengue Ville dá o que falar

O mais recente trabalho da Lápis para a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais tem sido o assunto do momento.

Todo mundo está falando do Dengue Ville: “o jogo no Orkut que ensina a ‘exterminar’ o mosquito da dengue” [G1], ou o “Jogo que tem como objetivo conscientizar internautas sobre os perigos da doença” [IGTecnologia] ou jogo que “Na onda de games sociais, mira o combate à doença.” [Folha Online]. Mas agora  chegou a hora de nós falarmos sobre ele.

Na verdade, um dos grandes problemas da dengue está relacionado aos hábitos. As pessoas já têm o hábito de molhar a plantinha, de guardar as garrafas velhas para quem sabe usar um dia, e de um monte de coisa, sem se preocupar em evitar a água parada.  E neste caso, é preciso ensinar as pessoas a mudarem seus hábitos, ou pelo menos adicionar algumas tarefas  nos hábitos velhos.

Como todo mundo sabe, mudar hábitos é algo bem difícil, apesar de não ser impossível. E em certos casos, além de tentar mudar os hábitos em pessoas que já os têm, vale apena investir naqueles que estão criando novos.

Essa é uma das muitas justificativas do porquê fazer um jogo no Orkut. Atingindo um público mais jovem, é muito mais fácil criar uma consciência em torno da doença e de demonstrar ações que podem acabar com os focos de transmissão. Isso vai gerar cidadãos mais preocupados e cientes do que fazer para evitar que a doença se alastre.

Com menos de uma semana duas semanas no ar e ainda em Beta (versão de teste), o Dengue Ville já é um sucesso. 20.100 56.425 pessoas já adicionaram o aplicativo ao seu perfil do Orkut e já conta com um respeitável número de matérias sobre o mesmo.

Inclusive ontem mesmo a Rede Minas esteve aqui fazendo uma matéria sobre ele.

Rede Minas entrevistando a Ju Sampaio

A lógica do Dengue Ville é bem simples: quanto mais você realiza ações que eliminam os focos do mosquito, como esvaziar garrafas e pneus ou colocar areia nos pratos das plantas, mais pontos você ganha e assim avança de nível.
O jogo se passa em um cenário que inclui um quintal, o espaço público (praça, ruas, jardins, lotes vagos), um hospital, construção e outras áreas.
dengueville 1

De acordo com as ações que o jogador faz, mensagens didáticas sobre as mesmas vão sendo mostradas e também aparecem nas atualizações. Assim, as atividades que eliminam o mosquito da dengue se reverberam para toda a rede de amigos do jogador.

O jogo também busca a interação através de ações que só são possíveis de serem realizadas com a ajuda dos amigos. Cobrir a caixa d’água e realizar mutirão para recolher pneus velhos são algumas delas. Assim, o jogador acaba convidando mais e mais pessoas para ingressar no jogo.

dengueville 2

Mas o Dengue Ville procurou não se basear apenas no Orkut. Uma série de outras ações buscarão dar suporte ao mesmo, como por exemplo a utilização do Twitter com os perfis @denguemosquito e @matadordadengue, além de vários banners distribuídos em diversos sites.

O mérito desse sucesso cabe à equipe de Web da Lápis, que teve a ousadia de criar e propor uma ação como essa, e da Secretaria de Estado da Saúde, que teve a coragem de aprovar o projeto.

No geral é isso.

Agora acessa lá, se divirta e aplique o que você aprender jogando no seu dia-a-dia.

http://dengue.nu/orkut

Dengue Ville
Direção de web: Juliana Duarte
Direçao de criação: Carla Madeira e Juliana Duarte
Atendimento: Flávio Andrade
Direção de Atendimento: Simone Moreira
Planejamento: Juliana Duarte; Juliana Sampaio,Thiago Machado, Antonio Junior, Andressa Abras e Andre Fonseca (Dito Idéias & Soluções)
Arquitetura de informação: Thiago Machado
Direção de Arte: Diogo Motta
Redação: Juliana Sampaio
Programação Flash: Antonio Junior
Integração com o Orkut e programação do sistema: Dito Idéias & Soluções
Ilustração: Clermont Cintra
Aprovação do cliente: SES- Gisele Bicalho e Thiago Peixoto
SECOM- Jane Faria, Sérgio Esser e Cláudia Ferreira
41 Comentários |

41 comentários para O Dengue Ville dá o que falar:

  1. O que mais gostei no jogo é o contexto. Acho um desafio fazer jogos educativos que sejam realmente divertidos. Em redes sociais então são raras iniciativas. Gostei da ironia do nome também ehehe. Parabéns mais uma vez!

  2. Muito legal. Parabens para todos os envolvidos!

  3. Sensacional.

  4. Ai, adorei! Fui dar uma olhada e passei um tempão brincando. Fofura. Parabéns a todos!

  5. Ficou realmente sensacional. Uma ótima sacada e pegou em cheio na questão da conscientização. Parabéns a todos os envolvidos.

  6. esse game é ótimo.

  7. Parabéns, genial!
    Brincamos muito e ainda aprendemos que tem que tirar os pratinhos das nossas suculentas, adoramos, muito bacana!
    Soraya e Derrah

  8. Não consegui acessar o jogo através do site de vcs!
    O que está acontecendo?
    Dute

  9. Dute, você já está logado no Orkut? Se estiver, basta clicar aqui, que vai cair direto na página do aplicativo: http://dengue.nu/orkut

  10. queria saber algumas resposta do nivel 2!

  11. ja add no orkut mas não consigo jogar oque eu fasso?

  12. Otimo jogo !!!
    queria saber como consigo de ajuda de um amigo para o muro de caco do visinho

  13. eu gostei do jogo
    mais acho que deve ser uma cidade mais que cada um cuide da sua casa por que é uma cidade muito grande pra uma pessoa só e na vida real cada um cuida da sua casa !!!!!!!!!!

  14. amo esse jogo além de ennsinar
    como deve ser feito para eleminar os fokos do moskito isso é muito bom
    beijoss

  15. como faço se o mosquito da dengue me pica (no jogo)????????

  16. gostei mas podia mostrar oq a menina estava fazendo para ajudar naum só escrito ushaushauhs
    [uma opinião

  17. a cidade é muito pequena por tanto nao dá prá jogar em muitos lugares tem como voces aumentarem a cidade ou se nao quem conseguir o nível 8 ganho outra cidade ou um aumento por favor desde já agradeco obrigado arthur maia

  18. eu acho que nalem de cada personagem ter uma cidade ter uma casa grande ai nos iamos compramdo moveis e decorando a casa e ccabando com os fokos de dengue.

  19. oi a mo muito a dengue ville e divertido tu sa nao a credita que ate a miinha mae joga a dengue ville mais e a dengue vlle e muirtto,muito legau e divertido eu gosto muito deste jogo

  20. po genial cara esse jogo mais a unica coisa que vcs devem melhorar nesse jogo é importante muito bem esse negocio de postar é muito chato então se vc tirasse isso o jogo ficaria muito mais intereçante e divertido
    assinato brener

  21. fantastico esse jogo….adoro jogar, assim ajudo a combater a dengue e por outro lado, ajuda no stress. Parabens, valeu…

  22. esse jogo é muito bom para quem gosta de limpeza.eu estou no nivél 5.

  23. Oi gente ,bom ainda estou aprendendo a mexer ,mas a idéia é fantástica !
    Parebéns !!!!

  24. quando as pessoas passar de nivel
    passar para outro lugar não almentar a contidade de licho assim é melhor

  25. esse jogo é muito bom eu estou no nivel 14

  26. Adicionei este jogo mas estou com problemas.Sempre q volto a jogá-lo ele volta para o início e perco as fazes q passei.Será q vcs podeiam me ajudar?

  27. o personagen ñ deviria pegar dengue

  28. por favor tire a dengue do meu personagen
    eu agradeço

  29. eu queria que o denque ville tivesse uma pessoa andando para combater a dengue eu sou bruno de 10 anos

  30. amigos ja faz 4 dias que nao consigo jogar,vé ai qual o poblema,pois só carrega ate o 53%ai vem a mensagem,nao foi posivel,tente di novo.mais nao dá nada,ajudemi,pois gosto muito do jogo;

  31. sou uma participante para o combate de focos do mosquito desde , ontem que meu aplicativo não quer abir fica em 100% e não quero saber o que houve. espero que arranje logo uma soluçaõ. abraços

  32. sou uma participante para o combate de focos do mosquito desde , ontem que meu aplicativo não quer abir fica em 100% e não abre já tentei demais. vcs podem me dizer o que houve.

  33. Gosto muito de brincar dengue ville ,pena que não é todo dia que o papai me dar o computador e então toda vez que eu brinco dengue ville a minha bonequinha ja esta afetada pelo mosquito da dengue.mas corro pro posto de saúde e ntão tudo volta ao normal.AMO-TE DENGUE VILLE!!!

  34. Boa tarde! Pesquisando aplicativos de jogos p/o OrKUT;encontrei o dengueville em seguida o Add,na expectativa de jogar,interagindo c/ pessoas de diversos
    estados do país,como acontece em outros aplicativos,para o ORKUT,inclusive obtendo acesso fácil a cada um deles,situação q não vem ocorrendo c/este aplicativo dos senhores idealizadores.Com isso,respeitosamente,venho sugerir a corregenda,antes mesmo,dos senhores verem a desistência de muitos usuários do Orkut; a este aplicativo,bacana de se jogar.Cordialmente;boa tarde.

  35. eu gostei muito a gente aprende a se proteger

  36. olá bom o deng vile é um jogo um poko sem lógica mais é legal vcs deveriam dechar que o personagem não ficasse com dengue e tipo mais algo (NOVO) como por exemplo se vc atinguir a teé o nivel 5 ganha um prédio e depois vc entra no prédio e vende coisas é como se fosse uma empresa contra a dengue entende boom então é isso eu acho isso vcs deveriam colocar coisas novas e o personagem não ficar com dengue tipo o jogo ficar mais popular como mini fazenda colheita feliz mais para isso tem que ter itens novos eu as veses não entro no meu deng vile mais entro no meu colheita feliz e mini fazenda!!! eu tenho 11 anos

  37. como cria um aplicativo???

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Últimos posts

GANHAMOS O PRÊMIO ABRIL!

Mas continua lendo o post que a gente tem mais pra contar.

A Lápis teve três anúncios finalistas. Um deles foi criado para o Ouro Minas, para marcar a passagem de Sir Paul McCartney pelo hotel – esse foi o grande vencedor. Os outros dois foram criados para a Lider Interiores [...]

10 Comentários mais +
Ad_Poste

Uma campanha da Lápis.

É comum ver pessoas usando o celular enquanto dirigem. Tão comum que você mesmo já deve ter feito isso algumas [...]

2 Comentários mais +
juju1

GALERIA – Sem título 1

Juju, também conhecida em sua terra como Valente, esteve na agência na última quinta-feira e confesso que ficamos apreensivos. Durante [...]

2 Comentários mais +
BH

16º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet

Acontece nesta quinta, 03/04, o 16º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet, evento que vai oferecer palestras para [...]

Deixe um comentário mais +
vaga_est_atendimento

Vaga de estágio no atendimento. – SELEÇÃO ENCERRADA

UPDATE: Agradecemos a todos que mandaram seus currículos. A seleção para este estágio já foi encerrada. Assim que houver novas [...]

3 Comentários mais +

Lápis Raro conquista conta da Vilma Alimentos

Duas empresas sinônimos de tradição e qualidade no mercado mineiro iniciam em 2014 uma parceria promissora: a Lápis Raro é a nova agência de comunicação a atender a Vilma Alimentos. Às vésperas de seu 90º aniversário, a Vilma conta com os 26 anos de experiência da Lápis Raro para dar [...]

1 comentário mais +