O que blogamos

Preparem as torcidas.

galera

Um dos projetos mais legais que aconteceram na web no ano passado foi a primeira edição da Copa de Literatura Brasileira, uma idéia importada pelo Lucas Murtinho a partir do Tournament of Books criado pela revista online The Morning News.

A proposta é tão simples quanto genial: um prêmio literário realizado com a mesma estrutura de uma Copa do Mundo. 16 livros, escolhidos entre os lançamentos do ano anterior, são avaliados por jurados (convidados entre blogueiros do assunto, críticos literários, jornalistas e escritores), em uma espécie de “partida” entre duas obras: uma é eliminada e a outra avança para a próxima fase. A cada jogo, um dos jurados tem que fazer uma resenha dos dois competidores em campo, até dar o apito final. (O divertido é que, assim como em qualquer Copa, volta e meia dá vontade de levantar da cadeira pra xingar a mãe do juiz.)

Na edição do ano passado, o grande vencedor foi Música Perdida, de Luiz Antônio de Assis Brasil. A minha torcida era pelo impressionante Um Defeito de Cor, da minha amiga Ana Maria Gonçalves, que ficou em honroso segundo lugar.

A boa notícia é que acabou de sair a tabela dos jogos de 2008, e desta vez a Copa tem duas novidades: os livros foram escolhidos com a ajuda do voto dos internautas e, antes da final, haverá uma repescagem para os favoritos da torcida. Dos concorrentes deste ano, eu só li (por enquanto) o da Cecília Gianetti, mas já vi que um dos meus autores favoritos também está na disputa. (Só que eu aposto mesmo é no favoritismo do Cristóvão Tezza.)

Então, boa leitura a todos, e a gente se vê no meio da geral.

8 Comentários |

8 comentários para Preparem as torcidas.:

  1. Sabia que você ia gostar, Rebecca! Pensei em você enquanto postava.

  2. Ju, é legal demais. Dá um certo desespero, uma vontade de ler tudo. Estou amando demais tantos alimentos para a alma.

  3. Quem topa ir lendo e debatendo antes dos “jogos”, pros bolões ficarem mais divertidos?

  4. A Copa é realmente um momento ótimo da literatura brasileira atual, e os autores devem achar muito bom tb tantos leitores às voltas com seus livros.
    Rebecca, eu já tenho o meu livro preferido, mesmo não tendo lido todos os outros, acho que não dá para o Tezza não levar essa Copa.
    um abraço,
    clara lopez

  5. Queridos,

    Vim aqui só pra convidá-los pra comemoração da minha defesa de tese, que será amanhã.

    Quem puder ir à defesa, será a partir de duas horas, na faculdade de letras – ufmg, sala 2010.

    Quem quiser ir só à comemoração, será na Speciali (Espírito Santo), a partir de 7:30, 8 hs.

    Espero vcs lá.

  6. rebecca, como foi a defesa, tudo bem/
    abraço,
    clara lopez

  7. [...] Vocês se lembram que em março eu divulguei aqui o lançamento da segunda edição da Copa Brasileira de Literatura? [...]

Deixe um comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Últimos posts

Pra ver de perto.

Conheça os anúncios da Lápis selecionados entre os finalistas do Prêmio Abril.

Deixe um comentário mais +
MARINHEIROS_FOREST

Todo par tem uma história, toda história tem seu lugar.

Ogros, tragam suas princesas. Belas, tragam suas feras. Donzelas, tragam seus vira-latas. Marinheiros, tragam suas magrelas. É esse o convite [...]

2 Comentários mais +

Estágio no Planejamento da Lápis Raro

 

Encerramos a etapa de análise dos currículos e entraremos em contato com os candidatos pré-selecionados ainda essa semana. Caso não tenha sido selecionado, arquivaremos seus dados para outras oportunidadades.

 

Obrigado a todos os participantes!

Deixe um comentário mais +
Picture 1

Está na hora de renovar a sua casa.

A Lider Interiores vai trocar o show room de suas lojas. Para isso, lançou uma campanha com descontos de até [...]

Deixe um comentário mais +

Estágio no Planejamento

 

Se você é do tipo que gosta de saber de tudo, observa o que está à sua volta (e o que também não está), não se satisfaz com pouca coisa e está sempre ligado, provavelmente você é planejamento e pode se interessar por este post.

 

Vaga de estagiário [...]

1 comentário mais +
AD 1 ARAUJO BALEIA POST

Abra seu coração

Há 7 anos, a Drogaria Araujo realiza um projeto muito legal em parceria com o Hospital da Baleia: a campanha [...]

Deixe um comentário mais +