O que blogamos

As Grandes Lambadas do Nosso Brasil.

lambada2

Hoje, conversando com o Chubes e o Marcelo Henrique, surgiu uma questão. Qual seria a mais importante canção da lambada brasileira? A mais “beijinho na boca, gostoso doce mel”? A mais “vem meu amor, vem com calor”? Como não houve um consenso, decidimos abrir a discussão a todos. Eis os indicados ao prêmio máximo da lambada brazuca:

( ) Chorando se foi – Kaoma

( ) Haja amor – Luis Caldas

( ) Abre a rodinha – Sarajane (que infelizmente não está registrada no YouTube)

( ) Me chama que eu vou – Sidney Magal

( ) Adocica – Beto Barbosa

Votação aberta nos comentários.

57 Comentários |

57 comentários para As Grandes Lambadas do Nosso Brasil.:

  1. Vou inaugurar a votação. Meu voto vai para Adocica, tanto pela sua relevância no cenário da lambada, como pela importância de seu autor, Beto Barbosa. Além do mais, qual outra música tem versos tão poéticos quanto: “tá que tá ficando / ficando muito legal / nosso amor é veneno / veneno do bem e do mal”?

  2. muito bem observado, Manuel. aliás, o que impressiona na obra de Barbosa é a mescla de um ritmo envolvente com o lirismo de versos como esse. “beijinho na boca” e “preta” são outros bons exemplos dessa combinação. portanto, meu voto também vai para “adocica”.

  3. Voto em “Chorando se foi – Kaoma”. Das opções citadas ela foi a pioneira.

  4. Eu escuto “chorando se foi” pelo menos uma vez por dia. Pra mim, não tem outra.

  5. adocica, meu amor.
    adocica.
    adocica, meu amor.
    a minha vida.

  6. Chorando se foi, sem dúvida ;-)

  7. Também fico com Chorando se foi. Além do pioneirismo citado acima, a força do verso” Chorando se foi quem um dia só me fez chorar” é algo que me deixa arrepiado. Os compositores de Créu, Piriguete e Funks em geral deveriam ouvir mais lambada para se inspirar um pouco.

  8. ” chorando se foi” sem sombra de duvidas!

  9. Pô, galera, não acredito que vocês deixaram essa de fora…

    Dançando Lambada

    Se puder, esse é o meu voto.

  10. Caro Victor, esta música não foi indicada porque decidimos incluir apenas uma música de cada artista.

  11. Acho que tem ciência na lambada. Concordo com o Chubes e o Manuel quando falam do lirismo e dos versos poéticos, realmente Beto Barbosa é de derreter qualquer coração. Meu voto também vai para ADOCICA. Gosto da “pegada”. Podíamos discutir a “estrutura” dessa ciência. Aqui mesmo ou no boteco , tomando cerveja e ouvindo Beto Barbosa. Muitas saudades. Bjs.

  12. Carla Queiroz.

    Eu não estou acreditando no que meus ouvidos viram! rs

    Venha se explicar ou vamos marcar direito esse boteco porque eu sinto saudades da sua pessoa. Aliás, você não tem esse direito. Conhece o Pequeno Príncipe? Hunft!

  13. Querido Chubes, sem dúvida a estética Barbosiana merece respeito, mas impossível negar que, liricamente, a obra de Kaoma é mais rica, na medida em que lida com os subterráneos e recônditos do Homem. O desejo de que se vá chorando quem só nos fez chorar é tanto universal quanto atemporal, o que eleva a referida canção à categoria de clássico. Meu voto para ela.

  14. “Chorando se foi – Kaoma”
    Esssa é, como eu li por aí, “Ococu”. Não tem pra ninguém.
    Essa música é o Clovis Bornay da lambada.

  15. E cá pra nós, o comentário do Liminha é tão rebuscado quanto a letra do Kaoma. Até copiei pra usar em algum eventual trabalho acadêmico. =D

  16. Claaaaaaaaaaaaaaaaro que foi ‘Chorando se Foi – Kaoma’.

  17. Ok, nesse caso meu voto vai para ‘Chorando se Foi’.
    Abs.

  18. “Chorando se foi”, claro. Essa é a música brasileira mais tocada no Shopping Oi, no Paraguai e entre outros camelôs internacionais – até hoje! Alguém já ouviu Adocica sendo tocado em algum radinho, relojinho, badulaque ou caminhão de gás?
    Já ouvi “Chorando se Foi” até na China. Aliás, na China principalmente.

  19. “Chorando se foi” foi a pioneira. É a cara da época da Lambada.

  20. Chorando se foi, gente. Claro. Lava a alma de qualquer um. É uma transcrição para a lambada da bossa nova “Você vai ver”. Realmente o clássico da lambada.

  21. É, Chubes. Bem que eu disse: certas discussões devem se restringir aos especialistas. A gente não opina sobre física quântica, por que aceitar que leigos opinem sobre um assunto que nós dominamos?

    Beto Barbosa Eterno. O único artista da lambada em atividade até hoje. É por essas e outras que o Brasil é considerado um país sem memória.

  22. sou obrigado a reconhecer que você tem razão, Manuel. tenho a sensação que joguei no lixo meu Master in Lambada Analisation pela Universidade Guantanamera.
    “Chorando se foi” é um exemplo de lambada fácil, típica da época da massificação do gênero. e os leigos nunca vão entender a poética de um dos gênios vivos da lambada brasileira, quiçá mundial. chega a ser ultrajante.

  23. Então vamos combinar o seguinte: nós, como autoridades máximas da Lambada in Brasil e tomados por um certo espírito de Chávez, proclamos Adocica como o símbolo deste movimento cultural tão rico. E a eleição que vá para as cucuias.

  24. está decidido, Manuel. apesar de ser uma temeridade chegar a qualquer veredito conclusivo sem a opinião do Marcelo Henrique.

  25. Cecília querida.

  26. ADOCICA – Beto Barbosa!
    esse e classico!

  27. “Chorando se Foi” virou hit mundial!
    Sem brincadeira, escutei ela em várias viagens.
    Ganhou meu voto.

  28. “Chorando se foi”. Até lendo o título, a música vem na hora. Vírus.

  29. Chorando se foi! Essa música foi tocada no mundo inteiro!!! Tudo quanto era gringo parava pra ouvir em qualquer parte do planeta…

  30. “Yo no creo” que vcs vão deixar de fora desse quiz de importância nacional o fã nº 0 do BB. Imagine ter 18 anos (em 1988) e ter uma gata linda (de 17) que adorava dançar “Beijinho na Boca”, “Vou Fazer Você Pirar” e “Louca Magia” (as duas últimas são de arrebentar). Pena ser apenas uma faixa de cada artista, mas deixemos pra discutir isso no boteco marcado por alguém ai em cima. Abraços. PS: não casei com a gata, mas somos amigos (coloridos) até hoje. Sacaram, né?

  31. moacir franco da silva gama,abre a rodinha tem mais ritmo e é melhor de se dançar e conduzir uma dama

  32. Concordo a melhor é a da sarajane, e o nome certo é “A Roda”pena não ter o vídeo aí… pois está sim registrado no you tube é só procurar pelo nome certo da música.

  33. caro Bruno,
    até as paredes da agência sacaram.

  34. sem dúvida, musica consideranda o hino da lambada brasileira , chorando se foi , era demais esse grupo , saudade daquele decáda maravilhosa ,com sua belas musícas calienteses e sensuais

  35. Na minha modéstia opinião de Músico e Pesquisador de MPB, creio que nessa lista faltam sucessos como os temas de abertura das novelas “Tropicaliente” e “Tieta”, interpretados respectivamente por Elba Ramalho e Luis Caldas. Um abraçoi e parabéns pelo site…

  36. E há de se lembrar que “Chorando se foi” é uma adptação de uma música que já tinha sido gravada em castelhano, com outra batida. Portanto…

  37. Apesar de ser paraense e conterrâneo do “REI DA LAMBADA” Beto Barbosa, tenho que adimitir.O lirismo do Kaoma me faz delirar como a “Morena Cintura de Mola”. Se pudesse ficaria com Lambamor,mas a opção é Chorando se foi então que seja essa.

  38. chorando se foi com certeza fez seu marco! musica otima por sinal muito cantada ate hoje!

  39. Como participante ativo da dança lambada (em Porto Seguro (tb com o zouk), Lambar (SP), Casablanca (BH) e diversas outras casas em que a dança era carro o chefe) não posso de deixar de ressaltar a importancia de todas essas músicas que fizeram nosso imaginário. Bailando, inclusive como dançarino do Beto Barbosa, meu grande amigo irá desculpar, mas a precursora música no Brasil que impulsionou a “febre” foi CHORANDO SE FOI DO GRUPO KAOMA.
    Um abraço a todos e muito legal esse link sobre a lambrada.

  40. porque essa lambada è desse jeito

  41. Eu voto em “Você gonhou de mim” de Márcia Ferreira. Adoro essa música!

  42. Pessoal, estão esquecendo da Banda Reflexus (Canto para o Senegal, ABC do Negão, Madagascar Olodum) BB (Embalo Trilegal), Luis Caldas (Fricote, Ode e Adão), Maragareth Menezes (Elejibo).. Saudades Lambar, Porto Seguro, Lambateria 1, Lamba Reggae…. Não voltam mais

  43. LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLAMBADA

  44. Meu voto vai pra “Haja Amor” de Luiz Caldas, por ter começado a juntar os batuques do afoxé à guitarra e a imprensa na falta de rótulo, botou o nome de lambada. Uma pergunta: lembro de uma música cujo refrãos era “me dá um beijo ê ô, vem cá me dá, me dá”. Isso era de quem e qual o nome da música?

  45. “a roda – sarajane” http://www.youtube.com/watch?v=OXeWHvy9OoI

  46. chorando se foi sem duvida eu amo essa musica chorando foi que um dia so min fes chora >>.

  47. A MELHOR É ”DANÇANDO LAMBADA” KAOMA

  48. com certeza a melhor lambada que existiu ate hj é chorando se foi

  49. SO FALTA SIDNY MAGAL “ME CHAMA QUE EU VOU” .QUE TAMBEM É UM CLASSICO .UM ABRAÇO

  50. CORREÇÃO NÃO É SIDNY MAGAL, É SIDNEY MAGAL,ABRAÇOS

  51. DESCULPEM TEM SIDNEY MAGAL EU ESTOU EM VARIOS SITES E COMENTANDO TROCADO

  52. sou elenilson de souza pereira gosto de vinil gosto de radiola falo inglês
    tenho interpretaçâo na musica envie o telegrama.
    endereço:rua floriano ferreira 62
    bairro:malembà
    cidade:candeias-ba

  53. o importante era sentir o corpo suado das minas colado no meu que delicia ,voto em adocica beto barbosa

  54. LAMBADA ERA UMA DANÇA SENSUAL ,DEPOIS O BICHO PEGAVA.

  55. SIM DANÇANDO LAMBADA OTIMA E TAMBEM MARCIA FERREIRA VOCE GANHOU DE MIM

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Últimos posts

A Araujo é para todos

A Drogaria Araujo criou uma sexta-feira especial para promover ofertas exclusivas de cosméticos e produtos de beleza. E para divulgar a data, a Lápis Raro mergulhou no universo das drag queens. “Quando o assunto é aumentar a autoestima sem perder a pose, ninguém melhor do que essas verdadeiras artistas para [...]

Deixe um comentário mais +
SS000414M-AdR_segurancaeSaudenoTrabalho_Carro_404x266mm_Fin

O mundo mudou. Mas será que a gente aprendeu?

 

Em um passado não muito distante, era comum viajar com crianças no porta-malas do carro ou alisar os cabelos com [...]

Deixe um comentário mais +
Plotagem janela

Nós, hoje, sempre

A edição Outono-Inverno 2015 do Minas Trend, um dos maiores eventos de moda do país, será realizada entre os dias [...]

1 comentário mais +
Backbus_gorila

Viva a diversidade

Quão improvável seria o amor entre um gorila e um pássaro? Ou o caso entre uma foca e um urso [...]

Deixe um comentário mais +
Cartaz PUC Minas_1vest2015

Formação para a vida. Educação para o mundo.

Começamos este mês as ações de divulgação para o Vestibular PUC Minas – 1º semestre de 2015. Para mostrar como [...]

Deixe um comentário mais +
Banner Padrão Araújo_01.09

Um padrão Araujo para todos

Com o conceito “O Padrão Araujo é para todos”, a nova campanha da Drogaria tem como objetivo mostrar que qualquer [...]

Deixe um comentário mais +